Ficha técnica:

artista: Pedro Pessoa

técnica: xilogravura em 3 cores

dimensões: 54,5x69cm (papel) / 49,5x61 (imagem)

suporte: papel oriental Wenzou 40 g/m2

tiragem: P.A. (prova do artista)

ano: 2017

 

Observações:

A fotografia aqui apresentada é de referência, assim a tonalidade do papel e da impressão podem variar um pouco em relação ao que se visualiza na tela.

A obra é enviada em um tubo rígido, envolta em plástico bolha, com certificado de autenticidade assinado pelo artista. Obra para pronta entrega.

 

Mais informações sobre esta obra:

A obra pertence a uma série de 3, duas nesse formato e mais uma menor, o título das três formam um poema que pretensiosamente chamo de Haicai:

 

entardecer

se o vento é forte

o saveiro descansa

 

Apesar de contar com essa ligação, ao meu ver, as obras também se comportam bem sozinhas.

As três nascem juntas em um fim de tarde na praia do povoado de Barrinha – CE, surgem de um caderno de desenho, anda sujo de areia e da tentativa de desenhar um barco tombado, (anotei ao lado de uma série de desenhos a lápis: estudo de perspectiva) e de umas poucas fotografias.

Os cadernos de desenhos e aquarelas me são companheiros de viagens há algum tempo, me dão um tempo de registro das paisagens diferentes daqueles feitos por fotografias ou vídeos, que também faço, depois, já no atelier, tenho o costume de utilizar alguns desses registros para produção de gravuras como forma de reavivar as experiências e reativar as memórias.

As gravuras seguem uma pesquisa que venho realizando desde 2009 com reprodução de fotografias em xilogravura com retículas lineares, no caso dessa gravura foram adicionadas outras matrizes com desenho livre a partir da própria fotografia e de desenhos de anotação.

As duas gravuras azuis, que a principio chamei de Índigo, foram produzidas ao mesmo tempo e a princípio tinham apenas uma cor, após as primeiras provas de estado optei por incluir mais duas cores.

 

As duas gravuras participaram da III Bienal Internacional José Guadalupe Posada no México em 2017 e da exposição “Paisagens de Piratininga”, na Galeria Lona com curadoria de Eduardo Besen em 2019.

 

Pedro Pessoa - o saveiro descansa (da série Haicai)

R$600,00
Pedro Pessoa - o saveiro descansa (da série Haicai) R$600,00
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artista: Pedro Pessoa

técnica: xilogravura em 3 cores

dimensões: 54,5x69cm (papel) / 49,5x61 (imagem)

suporte: papel oriental Wenzou 40 g/m2

tiragem: P.A. (prova do artista)

ano: 2017

 

Observações:

A fotografia aqui apresentada é de referência, assim a tonalidade do papel e da impressão podem variar um pouco em relação ao que se visualiza na tela.

A obra é enviada em um tubo rígido, envolta em plástico bolha, com certificado de autenticidade assinado pelo artista. Obra para pronta entrega.

 

Mais informações sobre esta obra:

A obra pertence a uma série de 3, duas nesse formato e mais uma menor, o título das três formam um poema que pretensiosamente chamo de Haicai:

 

entardecer

se o vento é forte

o saveiro descansa

 

Apesar de contar com essa ligação, ao meu ver, as obras também se comportam bem sozinhas.

As três nascem juntas em um fim de tarde na praia do povoado de Barrinha – CE, surgem de um caderno de desenho, anda sujo de areia e da tentativa de desenhar um barco tombado, (anotei ao lado de uma série de desenhos a lápis: estudo de perspectiva) e de umas poucas fotografias.

Os cadernos de desenhos e aquarelas me são companheiros de viagens há algum tempo, me dão um tempo de registro das paisagens diferentes daqueles feitos por fotografias ou vídeos, que também faço, depois, já no atelier, tenho o costume de utilizar alguns desses registros para produção de gravuras como forma de reavivar as experiências e reativar as memórias.

As gravuras seguem uma pesquisa que venho realizando desde 2009 com reprodução de fotografias em xilogravura com retículas lineares, no caso dessa gravura foram adicionadas outras matrizes com desenho livre a partir da própria fotografia e de desenhos de anotação.

As duas gravuras azuis, que a principio chamei de Índigo, foram produzidas ao mesmo tempo e a princípio tinham apenas uma cor, após as primeiras provas de estado optei por incluir mais duas cores.

 

As duas gravuras participaram da III Bienal Internacional José Guadalupe Posada no México em 2017 e da exposição “Paisagens de Piratininga”, na Galeria Lona com curadoria de Eduardo Besen em 2019.